#Advocacia
#Direito

Dia Mundial da Propriedade Intelectual - 2024

13/11/24
lâmpada sobre livro, uma mão desenha ao fundo ícones relacionados a produção e ideia

Hoje, celebramos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, uma data dedicada a promover a importância dos direitos de Propriedade Intelectual (PI).

No contexto atual, em que a sociedade está constantemente buscando por novas tecnologias e inovações surgem a todo momento, a PI se destaca ainda mais. Ela desempenha um papel fundamental ao garantir que inventores, artistas, cientistas e empresas sejam devidamente reconhecidos e recompensados por seu trabalho e investimento, impulsionando assim a inovação e a criatividade que moldam nosso mundo.

Neste ano, o tema do Dia Mundial da Propriedade Intelectual explora a relação entre a PI e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os ODS representam um planejamento para promover o bem-estar das pessoas, a paz, a prosperidade e a preservação do nosso planeta, composto por 17 objetivos interdependentes (https://sdgs.un.org/goals).

De acordo com o relatório disponibilizado pela WIPO, 13 dos 17 ODS estão representados por patentes. Quase um terço das invenções estão associadas aos ODS, destacando o impacto desses objetivos no cenário tecnológico global.

https://www.wipo.int/web/patent-analytics/key-findings-exploring-the-sdgs-through-patents

Ainda, a entidade propõe que a sociedade repense o modo como vive, explorando como a PI pode impulsionar soluções inovadoras e criativas para a construirmos um futuro comum.

À medida que enfrentamos questões complexas, como mudanças climáticas, desigualdade social e acesso à saúde, a proteção e o incentivo à inovação através da PI tornam-se ainda mais essenciais. Portanto, ao celebrarmos o Dia Mundial da Propriedade Intelectual, é crucial reconhecermos não apenas o impacto direto da PI nos avanços tecnológicos, mas também o seu potencial para promover a equidade global e o desenvolvimento sustentável.

--------------------

Créditos da Imagem: Freepik

Compartilhe esse artigo em suas redes sociais: